quarta-feira, 19 de outubro de 2011

ENFISEMA PULMONAR

Bom dia pessoal !!!
Hoje vamos falar sobre Enfisema Pulmonar .

O Enfisema Pulmonar é uma doença crônica, na qual os tecidos dos pulmões são gradualmente destruídos, tornando-se hiperinsuflados (muito distendidos). Esta destruição ocorre nos alvéolos, onde acontece a troca gasosa do oxigênio pelo dióxido de carbono. Como resultado, a pessoa passa a sentir falta de ar para realizar tarefas ou exercitar-se. 
Normalmente o enfisema se deve ao tabagismo, podendo também ser causado por vapores químicos ou poluentes, por exemplo. O enfisema pode também surgir em pessoas não fumantes que tem deficiência de uma enzima protetora dos pulmões (alfa-1-antitripsina), caso onde a doença se manifesta mais cedo e cuja origem geralmente é genética.
Os sintomas mais frequentes são: chiado no peito, tosse seca e falta de ar que vai se agravando na medida em que a doença avança.
O diagnóstico é feito pelo medico atrávez do histórico do paciente focando na quantidade e duração desses sintomas, hábitos ocupacionais e de fumo, e com o auxilio de Raio-X, tomografia computadorizada e espirometria  determina-se o grau de avanço da doença.
O tratamento consiste em evitar o avanço da doença e aliviar os sintomas, isto pode ser obtido, por exemplo, com o uso de remédios como corticóides ou broncodilatadores, Terapia com oxigênio, Fisioterapia respiratoria para melhorar e corrigir o ato de respirar e uma nova dieta, a fim de melhorar o desempenho dos músculos respiratórios e do organismo de maneira geral.  Porém o passo mais importante é parar de fumar e ter o apoio da família para que o paciente possa adequar-se a esta nova realidade cheia de mudanças na parte comportamental.

Cuide-se Bem !!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário