segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Musculação Terapêutica: técnica ajuda na recuperação de lesões

O objetivo de 99,9% das pessoas que frequentam academias é ter abdome definido, pernas torneadas e muitos músculos. As novas modalidades esportivas e os aparelhos que surgem voltados aos exercícios físicos são algumas das ferramentas utilizadas para atingir esses objetivos.


No entanto, é importante lembrar que o corpo tem limites, que devem ser respeitados. Exagerar na sequência de exercícios ou calcular errado o peso dos aparelhos pode gerar problemas cardíacos e, principalmente ortopédicos, ou até mesmo a Síndrome de Dominância Muscular.

Pesquisas têm mostrado que a mulher, no decorrer do envelhecimento, tem grande perda óssea do quadril. Ao receber uma série de exercícios para o corpo, menos para a região do quadril, os outros exercícios podem estar todos corretos, bem feitos, mas se não reforçarem onde há necessidade, aparecem os problemas na região esquecida. Só o exercício certo não é suficiente, tem que ser o ideal”, explica. Os exercícios desequilibrados geram alguns problemas, como: lombalgia, hérnia de disco, ciática, torcicolo, lesões no ombro e no quadril.

Sentir dores durante a realização de exercícios não é normal; sendo assim, é aconselhável parar o exercício imediatamente, pois a dor é sinal de que a atividade não está adequada ou que já existe alguma lesão. Dessa forma, é melhor diagnosticar o motivo da lesão e tratá-lo antes de recomeçar a atividade.

São inúmeros os recursos para resolver problemas de lesões, como por exemplo, fisioterapia e cirurgias corretivas. Mas agora, o tratamento que vem se destacando é a Musculação Terapêutica Esportiva. “Após o diagnóstico, ou o pós-operatório, o paciente pode iniciar o tratamento com o próprio exercício, evitando perder a função do músculo e a estabilidade do corpo. A musculação terapêutica restabelece o equilíbrio do corpo por meio de exercícios simples ou aplicados a um esporte, o que leva a uma recuperação mais rápida e mais eficiente.

Esta modalidade de musculação também é ideal para a perda de peso, destacando que se torna eficiente, não apenas para adultos como também contra a obesidade infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário