quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Shiatsuterapia



Apesar de ser originária na China, foi no Japão que o Shiatsu se tornou a terapia corporal do modo como é conhecida hoje. Ideal para tratar dores no pescoço, costas e joelho, a massagem utiliza o toque das mãos para reequilibrar a energia vital que circula pelo corpo em canais chamados de meridianos. Shiatsu é derivada do japonês e quer dizer “pressão dos dedos” (SHI significa "dedo" e ATSU "pressão").

Tem uma abordagem terapêutica semelhante à usada na acupuntura e além da sua eficácia no tratamento de dores e mal-estar físico ou psicológico, o Shiatsu é tem também um efeito preventivo.

A terapia é baseada na medicina oriental, que acredita que da mesma forma que o homem recebe a energia positiva da terra, o Yin, também está relacionado à energia negativa do cosmos, o Yang. Para o Shiatsu, os pontos doloridos no nosso corpo são, portanto, resultado do desequilíbrio entre os dois pólos energéticos, causando bloqueio de energia vital e dor.

Por isso a massagem utiliza pressão, ficção e movimentação de articulações e estruturas musculoesqueléticas, entre outras técnicas, a fim de promover a circulação da energia obstruída. O Shiatsu pode ser aplicado em pessoas de qualquer idade e não apresenta efeitos colaterais, desde que feito corretamente

Shiatsuterapia é um processo de harmonização do corpo físico e emocional, promovendo o equilíbrio e ativando o seu potencial de energia. A visão psicossomática das funções e sistemas corporais está voltada para a compreensão e unificação do indivíduo, integrando sua psique ao seu corpo, suas emoções a sua estrutura; consciente ou inconsciente ele perceberá que algo está diferente com ele.



A massagem terapeutica, shiatsu, realizada com a ponta dos dedos, percorrendo todos os meridianos (canais de energia) previne e combate vários desequilíbrios energéticos também, e é muito utilizada pelos esportistas, para preservar ou recuperar o equilíbrio energético, proporcionando um estado de completo relaxamento e conforto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário